Convênio com os Cartórios de Protesto

16/03/2021

Qualquer empresa pode se conveniar aos Cartórios de Protesto gratuitamente e enviar dívidas para serem cobradas gratuitamente

Se a sua empresa enfrenta um grande volume de inadimplência e tem devedores espalhados em diversas cidades do RS, esta é a ferramenta ideal, pois além de ser o meio mais eficiente de cobrar dívidas, é também o mais acessível - nas dívidas com até um ano de atraso o pagamento do cartório fica a cargo do devedor - e totalmente on-line, prático e sem burocracia.

O que eu preciso para cobra uma dívida em cartório pela internet?

Basta possuir um documento que comprove a dívida, são muitos os documentos que podem ser cobrados eletronicamente: duplicatas, contratos, cédulas de crédito bancário, confissões de dívida, sentenças judiciais, cheques, notas promissórias, cotas condominiais.

O envio é rápido, sem burocracia e você resolve tudo online dentro da ferramenta, desde a inserção até cancelamento dos títulos sem ter a necessidade de ir ao cartório.

O que acontece após o envio do título para protesto?

  1. O cartório vai até o endereço indicado pelo credor para notificar o devedor, assegurando que ele tenha conhecimento da dívida e fornecendo um prazo de três dias úteis para quitá-la juntamente com os emolumentos - que são os custos de cartório - evitando, assim, o protesto. Em mais da metade dos casos a dívida é paga neste prazo.
  2. Caso o devedor pague dentro do prazo - mas da metade das dívidas são recuperadas em até 3 dias úteis -, o valor é repassado para a conta do credor. Se a dívida não for paga dentro do prazo, o título será protestado e o devedor terá o seu CPF/CNPJ com restrições.
  3. Após protestado, o devedor deverá quitar a dívida diretamente com o credor, que fornecerá a carta de anuência para que o devedor possa pagar o cartório e cancelar o protesto.

Qual o valor do serviço?

Convênio e envio de títuloVocê não paga nada para se conveniar e receber acesso ao sistema. O sistema é livre taxa de adesão ou assinatura mensal. sendo cobrado apenas uma taxa fixa no valor de R$ 5, referente ao envio do título. 

* Novos convênios estão isentos do pagamento da taxa de gravação por tempo indeterminado de acordo com o Prov. 107/2020 do CNJ.

Custos de cartórioOs emolumentos, que são despesas de cartório, são pagas sempre pelo devedor na quitação, e variam de acordo com o valor da dívida, confira alguns exemplos.

No caso de dívidas com mais de um ano de atraso é necessário o credor precisará antecipar o valor dos emulomentos, que serão ressarcidos pelo devedor no pagamento da divida. 

Como eu faço para utilizar o serviço

Entre em contato conosco clicando neste link. 

O Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul é a entidade de classe que representa os Cartórios de Protesto do Estado. Nossas equipes estão prontas para conectar você a todas as vantagens do Protesto. Resolva tudo on-line e ganhe mais tempo para produzir e realizar bons negócios.