• Renata M

1º CURSO DE MEDIAÇÃO PROMOVIDO PELO IEPRO-RS PARA TABELIÃES TEVE INÍCIO

O 1° Curso de Mediação para Tabeliães e Substitutos responsáveis pelos Tabelionatos de Protestos do Rio Grande do Sul iniciou nesta segunda-feira (17), na Escola Superior de Magistratura, em Porto Alegre. O curso é realizado pelo Instituto de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), em parceria com a Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul, instituída pela Associação dos Juízes do Estado do Rio Grande do Sul (ESM/ AJURIS).



Durante o primeiro dia de aula, os alunos receberam as instruções de como serão realizadas as aulas e a metodologia aplicada. A proposta do Provimento 72 é possibilitar um espaço de aquisição de conhecimentos administrativos, legais, teóricos, técnicos e metodológicos sobre conciliação e mediação de conflitos, possibilitando aos responsáveis pelos Cartórios de Protestos conhecimentos básicos que os habilitem a oferecer o serviço de conciliação e mediação aos seus usuários. Os alunos receberam um material de apoio para estudos e aprofundamentos de mediação aos seus usuários.


Para a Coordenadora do Curso de Mediação, Izabel Cristina, a intenção da Escola é que os alunos possam sair fortalecidos e com conhecimento adquirido sobre o que é mediação. “A minha expectativa é que todos os alunos saiam daqui capacitados para serem Mediadores Judiciais, e que possam atuar tanto no nível judicial, ou até nos Cartórios extrajudiciais que incluem os Cartórios de Protesto”, disse Izabel.



A advogada Manuela Scalco, que é especialista na parte de Mediação e trabalha apenas com formação de mediadores, destacou que as metodologias e técnicas que serão aplicadas aos alunos durante o curso se alternam entre conceitos teóricos e a parte prática. “A gente tem toda uma parte teórica inicial que nós começamos a trabalhar, para poder entender melhor o conflito, e entender como trabalhar a parte de negociação integrativa, que é integrando interesses das pessoas. O curso começa com a parte teórica e depois vamos conviver com a prática, pois é assim a forma ideal para entendermos o que é a mediação”, salientou Manuela.


O curso de mediação será realizado de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, na Escola de Magistratura, e tem data prevista para encerrar no dia 11 julho.


Texto e Fotos: Marrone Silva

Fale conosco

O Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), associação sem fins lucrativos, tem como objetivo congregar os profissionais dos serviços notariais do Estado, promover debates e pesquisas de interesse profissional que visem aprimorar o sistema de protesto de títulos.

contato@protestors.com.br

51 3062.0745 

Rua Comendador Caminha, nº 300

CEP: 90430-030

Moinhos de Vento | Porto Alegre 

Rio Grande do Sul - Brasil