• Renata M

2° Edição do Curso de Instrução a novos Delegatários teve a presença do IEPRO-RS

Atualizado: 14 de Ago de 2019

Nesta quinta-feira (08), o Presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), Romário Mezzari, e a Coordenadora da CRA-RS, Tânia Mezzari, estiveram presentes na 2° Edição do Curso de Instrução a novos Delegatários de Serventias Notarias e Registrais do Estado, que aconteceu na sede da Fundação da Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (ENORE-RS), em Porto Alegre.




Na abertura do curso, que contou com 18 participantes, os presidentes das Instituições receberam os novos colegas de profissão e puderam falar sobre as experiências da área que cada um atua. Ao longo dos dois dias de curso, serão abordados os aspectos técnicos, práticos, administrativos e jurídicos aplicados à atividade notarial e registral decorrentes da Consolidação Normativa Notarial e Registral (CNNR), Provimentos e Ofícios-Circulares.


“O Instituto está à disposição dos novos Tabeliães de Protesto, estamos aqui para auxiliar no que for necessário”, disse Romário Mezzari. O presidente convidou, ainda, todos para participar do 17º Convergência: “vamos discutir assuntos palpitantes do Protesto, integrado no sistema financeiro e o falar sobre os desafios das novas tecnologias”, salientou o presidente.


A coordenadora da CRA-RS, Tania Mezzari, explicou sobre o funcionamento da Central de Remessa de Arquivos aos delegatários e enfatizou a importância da uniformização dos procedimentos. “Cada Tabelionato acessa o site e aponta os Títulos, de forma digital – nós temos que nos adequar e modernizar”, disse. Salientou a agilidade e a forma como as operações são realizadas: “quando se fala em CRA, lembrem, não tem papel; a Central funciona desta maneira, basta acessar o site com login e senha”, comentou.






O curso encerra nesta sexta-feira (09) e as aulas pelo presidente da Fundação Enore, Ricardo Guimarães Kollet e os assessores da Extrajud Cassiano Teló de Lima, Leo Gomes de Almeida e Tiago Machado Burtet. Estavam presentes na abertura do evento o presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva e a Juíza Corregedora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), Vanise Röhrig Monte.


Texto e Fotos: Renata de Mattos

Fale conosco

O Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), associação sem fins lucrativos, tem como objetivo congregar os profissionais dos serviços notariais do Estado, promover debates e pesquisas de interesse profissional que visem aprimorar o sistema de protesto de títulos.

contato@protestors.com.br

51 3062.0745 

Rua Comendador Caminha, nº 300

CEP: 90430-030

Moinhos de Vento | Porto Alegre 

Rio Grande do Sul - Brasil