contato@protestors.com.br

51 3062.0745 

Rua Padre Chagas 79, 401

Moinhos de Vento | Porto Alegre 

Rio Grande do Sul - Brasil 

Buscar
  • Marrone Silva

A Consulta Nacional de Protestos ganha cada vez mais espaço dentro dos Tabelionatos



Foto: Cartório de Mata-RS

Consultar títulos protestados é sinônimo de agilidade, rapidez e facilidade. A Consulta Nacional de Protestos (CNP) é uma plataforma gratuita que permite a consulta eletrônica da existência ou não de protesto de pessoas físicas e jurídicas. O sistema conta com atualização de dados constante, permitindo aos tabelionatos conveniados o envio diário de informações sobre novos protestos ou cancelamentos.


De acordo com os últimos dados do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), já foram entregues, desde 2017, cerca de 189 Totens aos Tabelionatos. A estimativa é entregar para os 297 Cartórios do Estado. Através do sistema, qualquer pessoa que for até o Cartório poderá consultar informações de todo o Brasil sobre a existência de protestos.


A Coordenadora da CRA-RS, Tânia Mezzari, ressalta que a ferramenta tem sido muito bem aceita em todos os Tabelionatos. Além disso, traz um aspecto visual diferente dentro dos Cartórios e auxilia na ampliação das ferramentas do IEPRO-RS. “Isso faz com que as pessoas procurem nosso site e as ferramentas, ajudando a expandir. Os primeiros Tabelionatos que receberam o totem, nos informaram que se criou uma espécie de cultura por parte da população, principalmente na área do comércio, fazendo com que eles se desloquem até o Tabelionato para consultar o seu nome, ignorando até mesmo outros bancos de dados”, destacou Tânia.


A coordenadora da CRA-RS salienta, ainda, que, após realizar a entrega de totens em todos os Cartórios do Estado, o próximo passo é tornar o Protesto mais visível e aproximar da população em geral. “No momento em que nós estivermos com a CENPROT e com todas as possibilidades que estão previstas com a utilização dele, com possibilidade inclusive de solicitações de Certidões e uma série de outras ferramentas, nós vamos procurar estender esses totens, para que a população localize eles em locais como shoppings, aeroportos, rodoviárias, Prefeituras, entre outros locais”, afirmou Tânia.


Através do sistema, os usuários poderão consultar informações de todo o Brasil sobre a existência de protestos. Pelo site protestors.com.br ou no aplicativo CNP – Consulta de Protesto disponível no Google Play ou App Store, o usuário informa o CPF ou CNPJ e verifica as pendências, em qual Cartório encontra-se o protesto e os contatos do Tabelionato.


Fotos: Cartório de Mata, Bom Retiro do Sul e Arroio do Tigre