• Renata M

“Desafios na Implementação de Novas Tecnologias” fecha o ciclo de palestras do 17º Convergência

A tarde do 17º Convergência desta sexta-feira (13) teve início com a participação do senador do Rio Grande do Sul, Lasier Martins, que ressaltou a importância da participação popular no contexto político brasileiro e falou, também, sobre o cenário político atual.



Após a participação do senador, o representante do Banco Central, Ângelo Duarte, falou sobre a “Agenda do Banco Central para competição e eficiência do mercado financeiro”, com mediação da presidente do IEPTB/DF, Ionara Gaioso. “Hoje, 70% das operações são feitas eletronicamente. Com o passar do tempo, terá uma grande massa da população dominando essas ferramentas e, de fato, as operações vão migrar para o ambiente eletrônico”, disse Duarte.


A Senadora pelo Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke, também participou da tarde do evento na tarde de sexta-feira e falou sobre a importância da desjudicialização dos processos e do trabalho que vem realizando no Senado Federal. “A desjudicialização traz um desafogamento enorme. Somente 14 das execuções são satisfatórias, o restante é muito difícil e vocês conseguem um número muito maior no protesto”, comentou a senadora.




Por fim, Ricardo Neves, Subsecretário da Receita Estadual no RS, trouxe a provocação aos Cartórios, com a palestra Desafios na Implementação de Novas Tecnologias. “O novo é sempre ruim, nunca perca o medo”. Este é o lema da família Croods, uma animação infantil que relata a vida na Era das Cavernas. O filme traz a clara mensagem de que não basta sobreviver, como era pensado na Era das Cavernas, mas que é preciso “sair das cavernas” e buscar desafios, deixando de lado a zona de conforto – essa também foi a mensagem passada por Neves. O profissional é reconhecido nacionalmente pela idealização de uma ferramenta absolutamente útil e que garantiu maior agilidade e transparência aos negócios em todo o Brasil: a Nota Fiscal Eletrônica. O auditor-fiscal da Receita Estadual do RS, Marcio Sasso, finalizou o clico de palestras falando sobre o Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis" e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCD).



Encerrando o evento, os presidentes dos IEPTBs se reuniram em Assembleia Ordinária para balanço do evento nacional realizado em Gramado e discussão de diversos temas que trazem reflexão ao Protesto. Os demais participantes se despediram com muito chopp e música alemã. Em 2020, o 18º Convergência será realizado em Goiânia, no centro-oeste brasileiro.



Texto: Renata de Mattos

Fotos: ART imagem

contato@protestors.com.br

51 3062.0745 

Rua Padre Chagas 79, 401

Moinhos de Vento | Porto Alegre 

Rio Grande do Sul - Brasil