- Cartórios de Protesto
Estou devendo e fui intimado: e agora? Confira a melhor alternativa para sair da inadimplência
Atualizado: 5 de Abr de 2019
Sabemos que empresas e pessoas físicas não estão livres de situações de inadimplência. Essa não deve ser uma realidade recorrente, em virtude da preservação da pontualidade dos negócios, mas se você recebeu no seu endereço a intimação do representante legal de um Cartório de Protesto significa que o credor, ou seja, a pessoa para a qual você deve algum valor, encaminhou a documentação para Protesto.

A partir dessa notificação você tem o prazo de três dias úteis para quitar a dívida. Números levantados pelo Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul apontam que 75% das dívidas são resolvidas (quitadas ou negociadas) nesse prazo de três dias úteis.
Fique atento às consequências
Se a dívida não for quitada, o título será efetivamente protestado. Ter em seu nome ou em nome da sua empresa um protesto pode gerar limitações em operações de crédito, dificuldades para abertura de conta corrente, restrições para compra com fornecedores, que poderão exigir pagamentos integralmente antecipados, entre outras dificuldades.