• Cartórios de Protesto

O que é fé pública?

“O referido é verdade e dou fé”. Se você já utilizou os serviços cartoriais, precisou registrar contratos, reconhecer firma, protestar títulos, validar documentos, certamente essa é uma frase que lhe parece familiar.

Dar fé, nesse caso, é uma expressão jurídica e tem origem na função do tabelião: ele é a pessoa designada pelo Poder Público para conferir, analisar e validar como verdadeira, quando necessária, a informação ou documentação que lhe é apresentada. A fé pública significa que ao tabelião o Poder Público conferiu o crédito de afirmar como verdadeiro um documento.


Portanto, a sociedade tem nos cartórios um local de segurança da informação. A intermediação de negócios tais como compra e venda de bens, nascimento, uniões civis, óbito, intermediação de pagamentos de dívidas como o protesto de títulos, todas essas atividades são exercidas por quem tem fé pública.

Fale conosco

O Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), associação sem fins lucrativos, tem como objetivo congregar os profissionais dos serviços notariais do Estado, promover debates e pesquisas de interesse profissional que visem aprimorar o sistema de protesto de títulos.

contato@protestors.com.br

51 3062.0745 

Rua Comendador Caminha, nº 300

CEP: 90430-030

Moinhos de Vento | Porto Alegre 

Rio Grande do Sul - Brasil