• Renata M

Proteção de dados, renegociação de dívidas e desenvolvimento pessoal são temas de palestra da manhã

Nesta sexta-feira, 13 de setembro, dia que encerra o 17º Convergência, encontro anual de tabeliães de protesto de todo o Brasil, o auditório do Wish Serrano lotou para a programação que iniciou com a palestra sobre mediação e renegociação de dívidas, ministrada pela desembargadora Vanderlei Tremeia. A palestrante abordou as bases e princípios da mediação e as vantagens de se oferecer esse serviço nos cartórios de protestos.





“É muito mais vantajoso, tanto para o credor, quanto para o devedor, a opção pelos métodos consensuais de solução de conflitos, especialmente no âmbito extrajudicial, como forma eficaz de lograr rapidamente a concretização de seus direitos, bem como evitar a litigiosidade, haja vista as reconhecidas dificuldades de um processo judicial”, afirmou a desembargadora.


Na sequência da programação, Jo Lima, advogada e consultora empresarial, provocou os participantes e reflexões acerca do desenvolvimento pessoal e do papel de liderança.

A Lei Geral de Proteção de Dados fechou o ciclo de palestras da manhã. Marcio Bordignon detalhou aos tabeliães de protesto as particularidades da lei que deverá impactar o serviço cartorial no próximo ano e fez uma ressalva: “a Lei Geral de Proteção de Dados deve, ainda, passar por uma série de melhorias e discussões aprofundadas até entrar em vigor no próximo ano”. Por isso, acredita o palestrante “é fundamental a participação dos tabeliães de protesto nesse processo”.





O 17º Convergência, que encerra na tarde desta sexta-feira, reuniu cerca de 500 participantes, entre tabeliães, funcionários de tabelionatos e autoridades.


Texto: Bruno Lois

Foto: ART imagem

Fale conosco

O Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), associação sem fins lucrativos, tem como objetivo congregar os profissionais dos serviços notariais do Estado, promover debates e pesquisas de interesse profissional que visem aprimorar o sistema de protesto de títulos.

contato@protestors.com.br

51 3062.0745 

Rua Comendador Caminha, nº 300

CEP: 90430-030

Moinhos de Vento | Porto Alegre 

Rio Grande do Sul - Brasil