• Cartórios de Protesto

Protesto via CENPROT: Cobre dívidas de graça e sem sair de casa

Atualizado: Ago 4

Quem trabalhou ou vendeu e ainda não recebeu conta com uma nova facilidade: o Protesto via CENPROT (Central Eletrônica dos Cartórios do Protesto) - com ele é possível cobrar dívidas em cartório gratuitamente. O novo serviço permite o envio de títulos para cobrança em cartórios de todo o Brasil pela internet. A novidade visa auxiliar pessoas físicas e jurídicas que estão sofrendo os impactos causados pela inadimplência.



O serviço funciona como um balcão de atendimento online e é indicado para aqueles credores que possuem um baixo volume de devedores e que precisam utilizar o protesto de maneira pontual. Funciona assim: você acessa o site do serviço e realiza o cadastro utilizando o seu certificado digital. Feito isso, basta informar os dados do título que você quer cobrar e enviar a solicitação de protesto ao cartório. Simples assim! Após a confirmação do cartório, o devedor será notificado e receberá o prazo adicional de 3 dias úteis para quitar a dívida.


Você pode conferir o passo a passo do envio no vídeo abaixo.



Via CENPROT, dívidas com até 1 ano de atraso não tem custo para quem esta cobrando, as despesas de cartório ficam inteiramente a cargo do devedor. Também é possível utilizar o serviço para cobrar dívidas com mais de um ano de atraso, nestes casos os custos devem ser antecipadas pelo credor.


Com o protesto mais de 70% das dívidas são resolvidas em até 3 dias úteis. Quando a dívida é paga dentro desse prazo o devedor não chega a ser protestado e o cartório repassa o valor da dívida para a conta informada no momento do cadastro. Se a dívida não for paga dentro dos 3 dias úteis, o título é protestado, o devedor terá seu crédito restrito e precisará procurar o credor para quitar a dívida.


Para saber clique aqui e acesse a site do serviço.




Fale conosco

O Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), associação sem fins lucrativos, tem como objetivo congregar os profissionais dos serviços notariais do Estado, promover debates e pesquisas de interesse profissional que visem aprimorar o sistema de protesto de títulos.

contato@protestors.com.br

51 3062.0745 

Rua Comendador Caminha, nº 300

CEP: 90430-030

Moinhos de Vento | Porto Alegre 

Rio Grande do Sul - Brasil