• Marrone Silva

PROVIMENTO 74: mais de 80% dos Cartórios solicitantes receberam a visita dos técnicos


Há quase um mês as visitas técnicas referentes ao Provimento 74 estão sendo realizadas em todas as regiões do Estado. São quatro profissionais que integram a equipe da Start Tecnologia, que presta serviço para o Instituto de Estudos de Protestos do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS). A equipe auxilia e verifica se os Cartórios possuem os requisitos básicos exigidos pelo Provimento 74, conforme o Conselho Nacional de Justiça – o qual dispõe sobre padrões mínimos de tecnologia da informação para a segurança, a integridade e a disponibilidade de dados para a continuidade da atividade pelos serviços Notariais e de Registro do Brasil e de outras providências.


Na última sexta-feira (12), quatro Cartórios receberam a visita técnica: Jaguarão, Panambi, Caiçara e Sapiranga. O Tabelião e Registrador do Tabelionato de Sapiranga, Acir José Wide, analisa de forma positiva o auxílio relacionado a consultoria técnica. “Eu acho excelente essa visita, nos traz muita segurança, e assim podemos saber como está o andamento do Provimento e se estão se cumprindo as normas exigidas pelo Conselho Nacional De Justiça”, salientou Acir José Wide.


Segundo dados do IEPRO-RS, até o fechamento desta edição, 90 dos 108 Cartórios que solicitaram as visitas, já receberam os técnicos, entre eles, Tabelionatos da Serra gaúcha, da Campanha, da Região Sul e Norte e também da região Metropolitana. O Analista de Sistema e Técnico, Giovani Oviedo, chama a atenção pelo número baixo em relação a adequação ao Provimento. “Apenas 20 Cartórios, dos 90 visitados até agora, estão acima dos 70% das exigências mínimas previstas no Provimento 74”, disse o técnico. Segundo ele, “os Cartórios precisam ter atenção e preocupação quanto à segurança da rede de dados dos Tabelionatos”, ressaltou.


Até o fim desta semana, a estimativa é de que 100% dos Cartórios que solicitaram a visita técnica sejam visitados. Os Cartórios que não pediram, mas desejam receber a visita, ainda têm até o final deste mês para solicitar, através do e-mail informatica@iepro.com.br



Texto e Foto: Marrone Silva


Fale conosco

O Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), associação sem fins lucrativos, tem como objetivo congregar os profissionais dos serviços notariais do Estado, promover debates e pesquisas de interesse profissional que visem aprimorar o sistema de protesto de títulos.

contato@protestors.com.br

51 3062.0745 

Rua Comendador Caminha, nº 300

CEP: 90430-030

Moinhos de Vento | Porto Alegre 

Rio Grande do Sul - Brasil