• Renata M

Visitas técnicas, disponibilizadas aos Cartórios pelo IEPRO-RS, iniciaram nesta semana

Atualizado: 2 de Jul de 2019



Nesta terça-feira (18), os profissionais disponibilizados pelo Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS) começaram o trabalho de visita técnica, para avaliar se os Cartórios possuem os requisitos básicos exigidos pelo Provimento 74. A primeira visita aconteceu no “Alvorada Ofício dos Registros Públicos", na cidade de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre.


Durante a vistoria, os técnicos foram convidados a conhecer a estrutura do Cartório e averiguar o material tecnológico. Mais de 20 profissionais trabalham diariamente no local. Conforme análise técnica, o Cartório de Alvorada está adiantado no processo de adequação, conforme o Provimento 74.


O Registrador Substituto, José Danilo, do Cartório de Alvorada, parabenizou o IEPRO-RS pela iniciativa. “Vejo como uma excelente forma de ajudar os Cartórios a se adequarem a esse Provimento tão importante, que vai dar mais segurança aos nossos trabalhos para seguir atuando na nossa área”, disse José Danilo.


A segunda visita do dia ocorreu em Gravataí, no “Serviço de Registros e Tabelionato de Protestos”. Chegando ao local, os técnicos estiveram reunidos e repassaram todas as normas que são exigidas pelo Provimento, para depois se adequarem. Assim como aconteceu na primeira visita, os profissionais, foram convidados também a conhecer a infraestrutura do espaço. O Oficial de Registros e Tabelião de Protestos de Títulos, Valecy Cabeleira, destaca que essa iniciativa é positiva, e vem com propósito de auxiliar os cartórios. “Acho importantíssimo essa visita oferecida pelo IEPRO-RS, pois nos traz tranquilidade. Nós temos a Corregedoria que fiscaliza, porém eles simplesmente vêm apenas para fiscalizar, e não dão aquele apoio técnico antes, então nós ficamos à mercê deles. Por isso, a ajuda do Instituto é muito positiva”, salientou Cabeleira.


Os técnicos que representam o IEPRO-RS vão continuar o trabalho de visita técnica inicialmente na Região Metropolitana e depois as demais localidades. Para o Analista de Sistemas e técnico, Giovane Ávila, o próximo passo é fazer um mapeamento e aprimorar a organização das visitas. “O trabalho foi bem produtivo, acredito que esse auxílio vai agregar bastante para os Cartórios, e a ideia agora é aprimorar a questão de logística e tentar fazer mais visitas durante a semana”, afirmou Ávila.


Ao todo, são mais 90 Cartórios que estão inscritos e terão o auxílio dos técnicos sobre o Provimento 74.


Texto e Foto: Marrone Silva

Fale conosco

O Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), associação sem fins lucrativos, tem como objetivo congregar os profissionais dos serviços notariais do Estado, promover debates e pesquisas de interesse profissional que visem aprimorar o sistema de protesto de títulos.

contato@protestors.com.br

51 3062.0745 

Rua Comendador Caminha, nº 300

CEP: 90430-030

Moinhos de Vento | Porto Alegre 

Rio Grande do Sul - Brasil