• Amanda Rossato

XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro teve início nesta quarta-feira



Na noite desta quarta-feira (27), teve início o XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, no espaço Sônia Lima Loft, em Aracaju - SE. Com a presença de autoridades e representantes das atividades, o evento, promovido anualmente pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), aborda, como tema principal dos debates, a proteção do cidadão na era digital.


Ao iniciar a 21º edição do Congresso, o presidente da Anoreg/ SE, Antônio Henrique Buarque Maciel, falou sobre a importância da desjudicialização, desburocratização e da segurança jurídica no meio digital para tornar a estrutura cartorária mais atrativa para a população. "Essa nova realidade digital e o uso de aplicativos virou rotina do cidadão. Registro digital, certidão eletrônica, transferência online de dados, certificação digital e central eletrônica estão nos transformando em blocos interligados e globalizados a serviço do cidadão mais exigente e digital. Por isso, com a máxima urgência, devemos nos transformar em cartórios digitais", salientou.


Em discurso, o presidente da Anoreg/BR, Claudio Marçal, também reforçou a relevância da modernização da atividade. “É chegado o tempo da revolução digital dos cartórios brasileiros e do incremento da desjudicialização. Os cartórios devem se posicionar diante das novas demandas da sociedade que está cada vez mais interconectada, fazendo uma profunda reflexão sobre o seu papel nessa transformação e no futuro da atividade”, disse.


Compuseram a mesa de autoridades o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil do Estado de Sergipe (Anoreg/SE), Antônio Henrique Buarque Maciel, o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Claudio Marçal Freire, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, a vice-governadora do Estado de Sergipe, Eliane Aquino, o prefeito de Aracaju, Edivaldo Nogueira , o secretário-geral de governo do Estado de Sergipe, José Carlos Felizola Soares Filho, a desembargadora corregedora-geral do Tribunal de Justiça de Sergipe, Elvira Maria de Almeida Silva, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Sergipe (OAB/SE), Inácio Krauss, a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Maria Tereza Uille, representando o presidente do Instituto de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB-BR), Leo Barros Almada, o presidente do IEPTB-PB, Germano Toscano de Brito, o presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores, Rogério Portugal, o presidente da Associação Nacional dos Registradores das Pessoas Naturais (ARPEN), Arion Cavalheiro Júnior, representando o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Sérgio Jacomino, a vice-presidente do IRIB-PE, Carla Carvalhaes Carmo e a conselheira do Instituto de Registro de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas do Brasil, Glória Alice Bertolli.



Confira a programação desta quinta-feira (28/11):


9h


Feira Tecnológica e Cultural


9h30


Painel I – PROJETO NACIONAL: “CARAVANA DA PROTEÇÃO”

Tema 1: “Cartórios. Quem Protege Você. Como construir uma nova cultura para mudar a imagem dos cartórios”


Palestrante:


Luíz Lara (Chairman e Sócio fundador da Lew Lara /TBWA)


Tema 2: “Caravana da Proteção: Engajando os funcionários na construção de uma nova imagem dos cartórios”


Palestrantes:


Ester Krivkin (da Lew Lara /TBWA)

Márcia Oller (Mestre pela Andrew University)


Tema 3: “Campanha e Parceria de conteúdos com a mídia: Como conectar a opinião pública com a nova imagem dos cartórios”


Palestrantes:


Luíz Lara (Chairman e Sócio fundador da Lew Lara /TBWA)

Pedro Lara (da Lew Lara /TBWA)

Pedro Henrique Gomes (da Lew Lara /TBWA)


Tema 4: “O Processo está só no começo. Junte-se a nós!”


Palestrantes:


Luíz Lara (Chairman e Sócio fundador da Lew Lara /TBWA)

Giselle Barros (Presidente da ANOREG-SP)


13h


Confraria do Livro - Brunch com Lançamento de livros e Sessão de Autógrafos


14h


Painel II – O IMPACTO DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO


Palestrantes:


José Ziebarth (Diretor da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia)

Estela Aranha (Advogada, Professora de Direito e Tecnologia na PUC/RJ)

Márcio Bordiginon (Consultor de TI em organismos internacionais BID, PNUD e IICA)


19h30


Apresentação Especial


20h


Cerimônia de Premiação – PQTA 2019


21h


Coquetel de confraternização





Texto: Amanda Rossato

Supervisão: Renata de Mattos

Fale conosco

O Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO-RS), associação sem fins lucrativos, tem como objetivo congregar os profissionais dos serviços notariais do Estado, promover debates e pesquisas de interesse profissional que visem aprimorar o sistema de protesto de títulos.

contato@protestors.com.br

51 3062.0745 

Rua Comendador Caminha, nº 300

CEP: 90430-030

Moinhos de Vento | Porto Alegre 

Rio Grande do Sul - Brasil